Alpha News

17/05/2018 - Debate bilionario entre governo e Petrobras pode acabar hoje

Debate bilionario entre governo e Petrobras pode acabar hoje
Termina nesta quinta-feira o prazo do acordo sobre a cessão onerosa do pré-sal entre a Petrobras e a União. Trata-se de uma renegociação entre a empresa e o governo a respeito dos 5 bilhões de barris cedidos por 75 bilhões de reais à empresa em 2010, com promessa de revisão caso os seis blocos da bacia de Santos tivessem potencial produtivo maior que o previsto. Desde 2014 as partes negociam o excedente, que pode conter de seis bilhões a 15 bilhões de barris em reservas.
O que se decide entre União e Petrobras é como ressarcir a empresa. Pelos cálculos de seus técnicos, as variações de câmbio e de preço do produto no período dão margem à petroleira, num montante que pode chegar a 12 bilhões de dólares. Como o Tesouro não dispõe de recursos excedentes para pagar a empresa, a Petrobras pode receber fatias do campo de petróleo em troca — algo entre 1 bilhão e 2 bilhões de barris, segundo o jornal Valor Econômico.

A questão, contudo, não está prevista no acordo firmado em 2010 e pode travar novamente. De uma forma ou de outra, a possível conclusão das negociações anima os investidores. Desde 2016, quando estava intensamente combalida pela Operação Lava-Jato, as ações da empresa subiram cerca de 500%. “[Ambos] têm vontade de concluir a negociação, que tem que ser razoável para os dois lados”, disse ontem o presidente da Petrobras, Pedro Parente. Ele é contra prorrogar ainda mais as negociações.

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, porém, disse nesta quarta que ainda não há uma decisão tomada sobre o assunto. Segundo o ministro, nesta quinta será entregue um conjunto de diretrizes pelo grupo de trabalho da cessão onerosa no governo, mas não há previsão de um definição final. “Nós só vamos falar desse tema no momento que nós tivermos uma decisão. A Petrobras é uma empresa licitada em Bolsa, esse é um tema sensível e, por isso, não cabe falar sobre cessão onerosa antes de ter uma decisão”, disse.

Fonte: Exame



Mais Alpha News

  • A Fenasucro se aproxima!
    16/08/2018
    A Fenasucro se aproxima!
    E a Alpha vai novamente estar presente. Venha nos visitar e conhecer as novidades. Estande A11.
  • Bioenergia vai ser parte da solucao para transicao energetica mundial
    16/08/2018
    Bioenergia vai ser parte da solucao para transicao energetica mundial
    Junto a outras fontes de energia renovavel, a bioenergia vai ser uma das solucoes que paises da America Latina e da Africa poderao adotar para tornar suas matrizes energeticas mais limpas e mitigar os impactos das mudancas climaticas globais.
  • Brasil registra segundo deficit semanal da balanca comercial no ano, aponta MDIC
    14/08/2018
    Brasil registra segundo deficit semanal da balanca comercial no ano, aponta MDIC
    Saldo ficou no vermelho em 277 MI de dolares na segunda semana de agosto, indicando desaceleracao recente das exportacoes.
  • Contagem regressiva para a Fenasucro!
    10/08/2018
    Contagem regressiva para a Fenasucro!
    Estaremos presentes no principal evento do setor sucroalcooleiro. Venha nos visitar no estande A11 e conhecer as novidades.
  • © Alpha Equipamentos Elétricos Ltda - Todos os Direitos Reservados
    Home  |  Contato  |  Mapa do Site  |  Política de Privacidade